O EJA – Educação para Jovens e Adultos, visa fazer com que todas as pessoas consigam concluir o ensino fundamental e médio. Saber como funciona o EJA 2020, é de fundamental importância para quem deseja ingressar nessa metodologia de ensino. Com muitas facilidades, inclusive aulas noturnas, o EJA 2020 vem buscando a formação de muitas pessoas que deixaram o estudo pela metade ou nem mesmo começaram.

EJA 2020
O Que É e Como Funciona o EJA 2020
O EJA ou o antigo supletivo, é uma maneira mais simples e rápida de conseguir formar jovens e adultos que passaram da idade escolar.
É uma forma de incentivar as pessoas que não conseguiram concluir o ensino médio na idade convencional, dessa forma, são oferecidas aulas em períodos noturnos e a formação em menos tempo.
✓ Veja mais informações sobre as inscrições de escolas públicas:
Ingressar no programa é uma forma de concluir os estudos e poder se capacitar para melhores oportunidades de emprego.
Para os que não concluíram o ensino fundamental, este é destinado para os que possuem mais de 15 anos de idade.
Já para os que não conseguiram concluir o ensino médio, as pessoas com mais de 18 anos devem ingressar no EJA.
Inclusive, a idade descrita acima é o único requisito solicitado para o ingresso no EJA.
Segundo o site do Educa Mais Brasil , os ensinos e idade se enquadram da seguinte maneira:
-
Ensino Fundamental é destinada aos jovens a partir de 15 anos que ainda não concluíram os seus estudos do Fundamental (1° ao 9° ano). Nesse período, o processo de ensino-aprendizado interage e proporciona aos alunos diferentes formas de pensar e aprender.
-
Ensino Médio é destinada aos alunos com mais de 18 anos que desejam retomar os estudos do Ensino Médio (1° ao 3° ano). Esse período completa a Educação Básica no Brasil, e tem como objetivo preparar os alunos para o exercício da cidadania e para as provas de vestibulares, como o Enem.
Além desses métodos ainda é possível o estudo a distância, segundo o próprio site.
Visando facilitar as formas de estudos, para aqueles que tem menos horários disponíveis ou que não possuem facilidade de acesso a uma escola, estes podem buscar por uma EJA que seja a distância.
Inscrição EJA 2020
Para conseguir se inscrever em um EJA, e fazer a pré-matrícula 2020 estes devem procurar escolas que forneçam essa modalidade de ensino. Posteriormente devem se dirigir a referida escola portando a seguinte documentação:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Certidão de nascimento;
- Histórico escolar – caso tenha.
E solicitar que a matrícula seja realizada.
Em alguns estados é possível realizar a inscrição de maneira virtual pelo sistema matrícula fácil EJA. Se o seu estado for um desses, entre no site da Secretaria da Educação e clique em “Faça sua matrícula”.
Informe todos os dados e conclua a matrícula.
Provão EJA
O provão é uma avaliação promovida anualmente, recebendo o nome de Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (ENCCEJA), serve para avaliar se o estudo daqueles determinados alunos foram suficientes para que recebam o diploma de conclusão do Ensino Fundamental e Médio.
A prova é composta por 120 questões, 40 de cada disciplina, sendo elas:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias.
Para conseguir a aprovação, os alunos devem marcar mais de 100 pontos em cada matérias, e na redação a pontuação mínima deverá ser de 50 pontos.
A inscrição para realização da prova é gratuita através do site do ENCCEJA.