EJA 2020: O que é, Como Funciona, Inscrições e Provão

O EJA – Educação para Jovens e Adultos, visa fazer com que todas as pessoas consigam concluir o ensino fundamental e médio. Saber como funciona o EJA 2020, é de fundamental importância para quem deseja ingressar nessa metodologia de ensino. Com muitas facilidades, inclusive aulas noturnas, o EJA 2020 vem buscando a formação de muitas pessoas que deixaram o estudo pela metade ou nem mesmo começaram.

EJA 2020

EJA 2020

O Que É e Como Funciona o EJA 2020

O EJA ou o antigo supletivo, é uma maneira mais simples e rápida de conseguir formar jovens e adultos que passaram da idade escolar.

É uma forma de incentivar as pessoas que não conseguiram concluir o ensino médio na idade convencional, dessa forma, são oferecidas aulas em períodos noturnos e a formação em menos tempo.

✓  Veja mais informações sobre as inscrições de escolas públicas:

Ingressar no programa é uma forma de concluir os estudos e poder se capacitar para melhores oportunidades de emprego.

Para os que não concluíram o ensino fundamental, este é destinado para os que possuem mais de 15 anos de idade.

Já para os que não conseguiram concluir o ensino médio, as pessoas com mais de 18 anos devem ingressar no EJA.

Inclusive, a idade descrita acima é o único requisito solicitado para o ingresso no EJA.

Segundo o site do Educa Mais Brasil , os ensinos e idade se enquadram da seguinte maneira:

  • Ensino Fundamental é destinada aos jovens a partir de 15 anos que ainda não concluíram os seus estudos do Fundamental (1° ao 9° ano). Nesse período, o processo de ensino-aprendizado interage e proporciona aos alunos diferentes formas de pensar e aprender.

  • Ensino Médio é destinada aos alunos com mais de 18 anos que desejam retomar os estudos do Ensino Médio (1° ao 3° ano). Esse período completa a Educação Básica no Brasil, e tem como objetivo preparar os alunos para o exercício da cidadania e para as provas de vestibulares, como o Enem.

Além desses métodos ainda é possível o estudo a distância, segundo o próprio site.

EJA 2020

Visando facilitar as formas de estudos, para aqueles que tem menos horários disponíveis ou que não possuem facilidade de acesso a uma escola, estes podem buscar por uma EJA que seja a distância.


Inscrição EJA 2020

Para conseguir se inscrever em um EJA, e fazer a pré-matrícula 2020 estes devem procurar escolas que forneçam essa modalidade de ensino. Posteriormente devem se dirigir a referida escola portando a seguinte documentação:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de nascimento;
  • Histórico escolar – caso tenha.

E solicitar que a matrícula seja realizada.

Em alguns estados é possível realizar a inscrição de maneira virtual pelo sistema matrícula fácil EJA. Se o seu estado for um desses, entre no site da Secretaria da Educação e clique em “Faça sua matrícula”.

EJA 2020

Informe todos os dados e conclua a matrícula.


Provão EJA

O provão é uma avaliação promovida anualmente, recebendo o nome de Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (ENCCEJA), serve para avaliar se o estudo daqueles determinados alunos foram suficientes para que recebam o diploma de conclusão do Ensino Fundamental e Médio.

A prova é composta por 120 questões, 40 de cada disciplina, sendo elas:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Para conseguir a aprovação, os alunos devem marcar mais de 100 pontos em cada matérias, e na redação a pontuação mínima deverá ser de 50 pontos.

A inscrição para realização da prova é gratuita através do site do ENCCEJA.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.67
Total de Votos: 3

EJA 2020: O que é, Como Funciona, Inscrições e Provão

Leave a Reply